Homenageadas
Mulheres que sempre contribuíram com o Direito Ambiental

    raquel dodge

Raquel Elias Ferreira Dodge
Procuradora-Geral da República desde 18 de setembro de 2017
Mestre em Direito pela Harvard Law School. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1983), onde fez o curso de Mestrado em Direito e Estado (1983-1986). Integra o Ministério Público Federal – como membro – desde 1987. Tem intensa atuação na área criminal, na defesa de direitos humanos, do patrimônio público, de índios e minorias, do meio ambiente, do consumidor e da ordem econômica e também eleitoral. Coordenou a Câmara Criminal do MPF entre 2010 e 2014. Integrou a 6a Câmara de Coordenação e Revisão de 1993 a 2002. Foi procuradora Federal dos Direitos do Cidadão Adjunta entre 2000 e 2004, além de integrar a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (Consumidor e Ordem Econômica).

    SANDRA CUREAU

Sandra Verônica Cureau
Subprocuradora-Geral da República.  Já foi Vice-Procuradora-Geral da República, Vice-Procuradora-Geral Eleitoral, Procuradora-Chefe na Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Procuradora Regional Eleitoral, membro titular do Conselho Superior do Ministério Público Federal, membro titular da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) e Coordenadora da 4ª CCR. Atuou perante o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral. A partir de 2013, foi designada para atuar perante o Superior Tribunal de Justiça, integrando o Núcleo de Tutela Coletiva. Foi a Diretoria-Geral da ESMPU e, desde 2001, integra a Comissão Examinadora de concursos para Procurador da República. Cursou mestrado na UERJ e é doutoranda em direito na Universidade de Buenos Aires. Ingressou no MPF em 1976.

               Marga Tessler

Marga Inge Barth Tessler
É natural de Porto Alegre e formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre em Direito Público, por essa mesma instituição de ensino, e especialista em Direito Sanitário pela Universidade de Brasília. Atuou como advogada e Procuradora do então Instituto Nacional de Previdência Social e do Banco Central. Em 1988, ingressou na Magistratura Federal.

Como juíza, foi vice-diretora do Foro e em seguida diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Em 1994, foi promovida para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Nesta Corte, dirigiu a Revista do TRF e a Escola da Magistratura Federal (Emagis). Foi vice-presidente do Tribunal entre 2003 e 2005. Até a posse, presidia a 4ª Turma Especializada em matéria administrativa, civil e comercial e integrava o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Também integrou o Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).