
X Prêmio
José Bonifácio de Andrada e silva
REGULAMENTO | INSCRIÇÃO | CALENDÁRIO
O X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, promovido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde (IDPV) irá premiar os melhores ensaios acadêmicos inéditos em sete categorias, na área do Direito. Os trabalhos poderão ser entregues até o dia 25 de abril de 2021 até as 23 horas e 59 minutos.
Serão premiados 7 trabalhos, um para cada categoria: estudante de graduação; estudante de especialização; estudante de mestrado; estudante de doutorado; especialista; mestre; e, doutor. Os candidatos que ficarem em primeiro lugar deverão apresentar seus ensaios em 30 de maio de 2021, durante o Congresso Brasileiro de Direito Ambiental.
Para os primeiros colocados de cada categoria também serão entregues certificado de premiação, placa comemorativa, além de terem seus trabalhos publicados pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde em formato E-book. Todos os 1º colocados serão premiados com a isenção do pagamento de taxas de associado do IDPV, a isenção de taxas de inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e Internacional de Direito Ambiental e com certificado de classificado, o 2º e 3º Colocado serão premiados com 50% de desconto no pagamento de taxas de associado do IDPV, a 50% de desconto no pagamento da inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e Internacional de Direito Ambiental e com certificado de classificado.
Regulamento
-
1 | TEMAS
Periodicamente, alguns temas de destacada importância para o desenvolvimento do Direito Ambiental e considerados de interesse jurídico relevante para o aperfeiçoamento da pesquisa na área são indicados para a premiação. O tema central dos Congressos deste ano é “O ESTADO DO DIREITO AMBIENTAL `A LUZ DOS ODS’s”. Sendo assim, por definição prévia do IDPV, o Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva apresenta, para sua IX edição, os seguintes temas:
1. Estado de Direito Ambiental: tendências e meios de concretização.
2. Erradicação da pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável.
3. Saúde, Bem Estar e Meio Ambiente.
4. Educação Ambiental.
5. Cidades e comunidades sustentáveis.
6. Consumo e produção responsáveis.
7. Ações contra a mudança global do clima.
8. Direitos Humanos e Meio Ambiente: Redução das Desigualdades (territoriais, de gênero).
9. Água e Saneamento Básico.
10. A Proteção dos Ecossistemas.
11. Trabalho e Desenvolvimento na perspectiva ambiental.
12. Inovação, atividades econômicas e Meio Ambiente.
13. Justiça e instituições eficazes na implementação das ODS’s.
14. Sociedade Civil e Implementação das ODS’s. -
2 | OBJETIVO
Propiciar o amadurecimento do Direito Ambiental e fortalecer a efetividade do sistema normativo, estimulando a pesquisa crítica e o enfoque transdisciplinar, bem como a formação de novos operadores do Direito, conscientes dos valores em consolidação em relação à proteção jurídica do meio ambiente.
-
3 | CATEGORIAS
O X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva será atribuído em sete categorias distintas. O (A) candidato(a) deverá obrigatoriamente inscrever-se na categoria da sua maior titulação, independentemente de esta titulação ser na área do Direito ou não. Seguem as categorias previstas para esse edital:
1 – Estudante de Graduação: destinado a alunos e alunas que estejam regularmente matriculados em cursos de Graduação e não possuam grau de titulação maior;
2 – Estudante de Especialização: destinado a alunos e alunas que estejam regularmente matriculados em cursos de Especialização e que não possuam grau de titulação maior;
3 – Estudante de Mestrado: destinado a alunos e alunas que estejam regularmente matriculados em cursos de Mestrado e que não possuam grau de titulação maior;
4 – Estudante de Doutorado: destinado a alunos e alunas que estejam regularmente matriculados em cursos de Doutorado e que não possuam grau de titulação maior;
5 – Especialista: destinado a profissionais que possuam o título de Especialista.
6 – Mestre: destinado a profissionais que possuam o título de Mestre.
7 – Doutor: destinado a profissionais que possuam o título de Doutor.
Por fim, cumpre destacar que os orientadores dos candidatos e candidatas inscritos (as) nas categorias “estudantes” receberão um certificado do Instituto “O Direito por um Planeta Verde” como forma de reconhecimento pelo trabalho.
-
4 | DA ABRANGÊNCIA
O X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva tem abrangência nacional e selecionará os melhores ensaios acadêmicos jurídicos que versem sobre os temas propostos, bem como fará a premiação nas categorias acima descritas.
-
5 | DA HABILITAÇÃO
a) Estarão habilitados a concorrer ao X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva estudantes regularmente matriculados em cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, assim como Especialistas, Mestres e Doutores que sejam portadores/portadoras dos respectivos títulos e que apresentem ensaios acadêmicos jurídicos na área de Direito Ambiental, nos termos do presente Edital.
b) Cada candidato(a) poderá concorrer apenas com um ensaio acadêmico e em apenas uma categoria. Os ensaios devem ser inéditos e individuais, ou seja, não serão admitidos trabalhos desenvolvidos em coautoria. Ensaios submetidos ao Prêmio não poderão ser apresentados na forma de tese para os Congressos de Estudantes e Brasileiro de Direito Ambiental, sob pena de desclassificação.
c) Não poderão habilitar-se ao X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva membros da diretoria do IDPV ou integrantes da Comissão Julgadora, assim como membros de suas famílias – cônjuge, irmãos, descendentes e ascendentes em 1o grau.
d) Os membros da Comissão Julgadora que tiverem orientado candidatos habilitados estarão impedidos de avaliar os ensaios acadêmicos por eles submetidos.
-
6 | DAS INSCRIÇÕES
Para inscrever-se no X Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, o candidato/a candidata deve, além de se ater aos requisitos descritos neste Edital, entregar, no ato da inscrição, toda a documentação exigida para o e-mail josebonifacio@planetaverde.org, até às 23h59min do dia 25 de abril de 2021, como a seguir estabelecido:
6.1 Ensaio acadêmico, obrigatoriamente inédito e individual, formato digital (pdf), sem identificação do (a) autor (a) e sem indicação da origem acadêmica ou profissional, contendo apenas o título e observadas as especificações previstas no item 7 deste Edital;
6.2 Folha de rosto, em formato digital (pdf), conforme especificações previstas no item 7 deste Edital;
6.3 Ficha de inscrição, devidamente preenchida, em formato digital (pdf), disponível no site do IDPV, www.planetaverde.org.
6.4 Demais documentos exigidos:
a) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Estudante de graduação”: comprovante de matrícula em Curso de Graduação;
b) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Estudante de especialização”: comprovante de matrícula em Curso de Especialização;
c) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Estudante de mestrado”: comprovante de matrícula em Curso de Mestrado;
d) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Estudante de doutorado”: comprovante de matrícula em Curso de Doutorado;
e) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Especialista”: cópia do certificado, diploma ou declaração comprobatória da conclusão do curso de Especialização.
f) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Mestre”: cópia do certificado, diploma ou declaração comprobatória da aprovação da dissertação de Mestrados
g) Para aqueles (as) que forem concorrer na categoria “Doutor”: cópia do certificado, diploma ou declaração comprobatória da aprovação da tese de Doutorado.
6.5 No título do e-mail colocar a categoria a qual concorre;
6.6 No corpo do e-mail colocar as seguintes informações: categoria a qual concorre, nome do (a) candidato (a) e título do ensaio.
6.7 O Candidato deverá estar inscrito no Congresso, com a taxa de inscrição devidamente paga até a data limite de envio dos artigos.
6.8 O candidato receberá um e-mail de confirmação de recebimento do ensaio até o dia 01 de maio de 2021. Se esta confirmação não for recebida, o (a) candidato (a) deve entrar em contato pelo telefone (11) 5575-4255.
6.9 Os autores dos ensaios acadêmicos vencedores cederão seus direitos autorais, sem qualquer ônus, à instituição promotora do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, no ato da inscrição:
6.9.1 Somente serão consideradas as inscrições que estiverem em estrita conformidade com as normas estabelecidas neste Edital;
6.9.2 Não serão aceitas solicitações de inscrição ou envio de documentação que não a especificada neste Edital, nem fora do prazo aqui estabelecido.
-
7 | DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
O ensaio acadêmico, obrigatoriamente inédito, deve constituir-se em contribuição original e crítica, não se limitando, portanto, a uma mera revisão bibliográfica do tema abordado. Deve observar as seguintes normas de publicação:
7.1 Formatação exigida para os ensaios:
(a) Tamanho do papel: A4;
(b) Tamanho do texto: mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas;
(c) Margens: superior e inferior de 2,0cm, esquerda e direita de 3,0cm;
(d) Alinhamento: justificado;
(e) Fonte: Times New Roman, normal, tamanho 12 para título, corpo de texto, citações e sumário; tamanho 11 para citações com mais de 3 linhas; e tamanho 10 para notas de rodapé (não utilizar notas de fim);
(f) Espaçamento entre linhas: 1,5;
(g) Destaques em itálico (não utilizar negrito e sublinhado);
(h) Citações: entre aspas e sem recuo para citações diretas de até 3 linhas; sem aspas, espaçamento simples e com recuo de 4cm para citações diretas com mais de 3 linhas; estilo autor-data. Ex. (LEITE, 2012, p. 13). Pode-se usar nota de rodapé para comentários e observações.7.2 Ordenação do ensaio:
(a) Título do ensaio em português, centralizado, em negrito e com fonte tamanho 12;
(b) Título do ensaio em inglês, centralizado e com fonte 11;
(c) Sumário. Ex: Introdução; 1. Desenvolvimento; 1.1.Desenvolvimento; 1.2.Desenvolvimento; 2.Desenvolvimento; 2.1.Desenvolvimento; 2.2.Desenvolvimento; 3 Desenvolvimento; 3.1.Desenvolvimento; Conclusão; Referências bibliográficas.
(d) Introdução, sem numeração e em negrito;
(e) 1. Desenvolvimento, com numeração e em negrito;
(f) Conclusão, sem numeração e em negrito;
(g) Referências bibliográficas.7.3 Dados de identificação em folha de rosto:
(a) Nome, titulação, profissão, endereço, telefone e endereço eletrônico do (a) autor(a) do ensaio;
(b) Lista de 05 palavras-chave em português e em inglês;
(c) Resumo do artigo em português e em inglês de, no máximo, 10 linhas. -
8 | DA PREMIAÇÃO
Haverá 3 (três) classificados (as) em cada categoria e a premiação contemplará aqueles (as) que ficarem em primeiro lugar em cada uma dessas categorias. Sendo assim, haverá a premiação de até 7 (sete) ensaios acadêmicos, um em cada uma das seguintes categorias:
- a) Estudante de Graduação;
- b) Estudante de Especialização;
- c) Estudante de Mestrado;
- d) Estudante de Doutorado;
- e) Especialista;
- f) Mestre;
- g) Doutor;
Os ensaios acadêmicos vencedores do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva nas categorias acima referidas receberão os seguintes prêmios, nos moldes que seguem:
8.1 Para os primeiros colocados de cada categoria:
a) publicação do ensaio, como capítulo de livro, pela Editora RT ou pela Editora Instituto “O Direito por um Planeta Verde”, de acordo com normas e cronogramas estabelecidos pelas Editoras;
b) isenção do pagamento de taxas de associado do IDPV por 1 ano;
c) isenção de taxas de inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e no Internacional de Direito Ambiental do ano vigente (2021);
d) certificado de premiação;
8.2 Para o segundo e terceiro colocados de cada categoria:a) 50% de desconto nas taxas de inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e Internacional de Direito Ambiental;
b) 50% de desconto nas taxas de associado do IDPV;
c) certificado de classificado.8.3 Caso seja feita a publicação do ensaio pela Editora RT, ela será realizada em publicação especial, de acordo com normas e cronograma estabelecido pela Editora. Serão considerados classificados os dois primeiros candidatos que sucederem o vencedor do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, nas categorias Estudante de Graduação, Estudante de Especialização, Estudante de Mestrado, Estudante de Doutorado, Especialista, Mestre e Doutor. Estes candidatos receberão um certificado de premiação.
8.4 Os candidatos que ficarem em primeiro lugar deverão apresentar seus ensaios no DOMINGO, 30 de maio de 2021, durante o 16º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental de Graduação e Pós-Graduação, sob pena de não receberem a premiação constante neste Edital.
-
9 | DA DIVULGAÇÃO
Este Edital será amplamente divulgado junto aos operadores do direito, cientistas e jus ambientalistas, e aos associados da entidade realizadora, nos estabelecimentos de ensino, pesquisa e extensão acadêmicas do País e, sempre que possível, nos eventos relacionados ao IDPV a que as instituições promotoras e realizadora do Edital tenham acesso.
-
10 | DA COMISSÃO JULGADORA
a) A seleção dos ensaios acadêmicos vencedores será realizada pela seguinte Comissão Julgadora, designada pelo IDPV e composta por membros portadores do título de Doutor e vasta experiência na área do Direito Ambiental:
Fernando Reverendo Vidal Akaoui (Presidente); Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira (Vice-Presidente); Heline Sivini Ferreira (membro); Annelise Monteiro Steigleder (membro); Danielle de Andrade Moreira (membro); Maria Leonor Paes Cavalcanti Ferreira Codonho (membro); Patrícia Nunes Bianchi Lima (membro); Solange Teles da Silva (membro); Vanêsca Buzelato Prestes (membro), Tiago Ferstenseifer (membro), Alana Ramos Araújo (membro) e Especialistas de Áreas Interdisciplinares a serem indicados pelos Presidentes da Comissão, caso seja necessário.
b) As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de impugnações e/ou recursos.
c) Os membros da Comissão Julgadora abster-se-ão do julgamento de ensaios acadêmicos provenientes de teses, dissertações ou monografias realizadas sob sua orientação.
d) A Comissão Julgadora terá competência para decidir sobre os casos omissos.
-
11 | DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
Os ensaios acadêmicos classificados serão avaliados e selecionados a partir de critérios estabelecidos pela Comissão Julgadora, entre os quais deverão figurar:
a) Relação com os eixos temáticos expressos neste Edital;
b) Qualidade e desenvoltura da argumentação;
c) Originalidade e pertinência da análise
d) Clareza, concisão e correção linguística;
e) Cumprimento das regras metodológicas constantes neste Edital e da ABNT. -
12 | DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E APRESENTAÇÃO ORAL
a) A lista contendo o nome dos classificados e vencedores do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva será publicada no site do IDPV até o dia 11 de MAIO de 2021.
b) Os candidatos (as) vencedores (primeiro lugar) nas categorias Estudante de Graduação, Estudante de Especialização, Estudante de Mestrado, Estudante de Doutorado, Especialista, Mestre e Doutor farão, obrigatoriamente, a apresentação oral dos seus ensaios acadêmicos no DOMINGO, 30 de MAIO de 2020, sob pena de não recebimento da premiação prevista neste Edital. O tempo da apresentação oral será de 10 (dez) minutos.
São Paulo, 02 de fevereiro de 2021.
Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui
Presidente da ComissãoDr. Fabiano
Vice-Presidente da Comissão
-
Descer formulário de inscrição
Desça aqui o formulário no formato pdf e siga as instruções ao lado